O diagnóstico de eficiência energética é um estudo das possibilidades de melhoria no uso de energia, de quaisquer fontes. Ao ser realizado em uma instalação pretende identificar quais são os potenciais ganhos e apresentar alternativas para otimização dos sistemas ou equipamentos avaliados.
Na conclusão do diagnóstico é elaborado um relatório onde são descritas as ações efetuadas durante os estudos e são apresentadas as medições, as análises e as sugestões para a redução do consumo de energia e o cálculo do retorno financeiro das propostas de melhorias.
A Ecoeficiência trabalha com uma metodologia denominada “por imersão”, que consiste em estabelecer uma força tarefa de especialistas em um período de até 15 dias na planta industrial, na qual são realizadas análises sistemáticas e criteriosas na organização, medição e avaliação dos dados. Tal metodologia é inovadora, podendo ser aplicada em equipamentos, sistemas e processos, propiciando resultados consistentes em um curto intervalo de tempo entre o primeiro contato e a emissão do relatório final.
Veja os sistemas e equipamentos já analisados em Diagnósticos Energéticos:
- Acoplamentos
- Bombas de vácuo
- Caldeiras
- Cogeração
- Compressores
- Conversores
- Correias transportadoras
- Estação de tratamento de efluentes
- Exaustores
- Filtros de manga
- Iluminação
- Linhas de água quente
- Linhas de vapor
- Moinhos
- Motores elétricos
- Sistemas de água gelada
- Sistemas de água industrial
- Sistemas de ar comprimido
- Sistemas fotovoltaicos
- Torres de resfriamento
- Transformadores
- Transportadores pneumáticos
- Trocadores de calor
- Vulcanizadoras